Assim como Jesus o nosso fundador o Padre Siqueira, foi um homem motivado pela compaixão,significa pôr-se no lugar do outro e, de algum modo, sofrer com ele.
A compaixão fez do jovem Siqueira um autêntico pastor, que organiza, alimenta não só o corpo mais distribui um espírito de esperança aquelas crianças que foram ao encontro daquele pai, pois alimentou o desejo de cuidar.
Mas como revelar hoje essa face, que está gritando no meio da multidão?
Jesus viu um povo sem esperança,rodeando de um lado para outro, sem expectativa nenhuma,da mesma forma o Padre Siqueira sentiu a necessidade de ir ao encontro dos menas favorecidas, ou seja as crianças negras e esquecidas de uma sociedade excludente.
Hoje, praticamente as mudanças são poucas, há pessoas que estão sendo dilaceradas anonimamente nas ruas de suas existências,a compaixão parece ter ficado nas histórias passadas.
Revelar essa face implica uma grande dose de coragem , assim como fez Maria Madalena com toda convicção afirmou : " Eu vi o Senhor". A notícia era grande demais para conter só para si, precisava anunciar aos demais, precisava revelar a face de discípula que ama.
O padre Siqueira foi de porta em porta,repetindo as mesmas palavras que Maria Madalena, agora em outro contexto, eu também vi o senhor e não vamos ficar de braços cruzados?
Dai-me uma esmola para as minhas meninas ?
Seu anúncio foi dando forma a fisionomia de uma cidade pacata, que se destacou e foi exemplo de caridade,que vai além das ajudas materiais,quantos SIQUEIRAS, foram sendo despertados através desse humilde sacerdote que tornou-se a face da caridade e chegou até nós .
Em nosso dia dia,que gesto concreto eu revelo a quem se aproxima de mim? Como Irmãs Franciscanas do Amparo,não podemos perder nenhuma oportunidade de revelar,trazer as claras o lindo rosto de um pai compassivo, herdamos os mesmos ideais dos nossos fundadores, o qual nos move e nos diz: "Mesmo uma só criança que, com a graça do Senhor e a proteção da Virgem do Amparo, nossa Mãe e Protetora eu possa salvar, já me será uma imensa consolação."(apelo ao País).
M.C.C cfa