Testemunhos


 CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

TRABALHO DA FORMAÇÃO PERMANENTE
ESTUDO SOBRE AS VIRTUDES DO PADRE SIQUEIRA, NOSSO FUNDADOR

Paz e Bem!

Revendo com muito carinho os temas do nosso Inesquecível Padre Siqueira, achei por bem deter-me no seguinte: a Devoção a sua Mãe e Mestra – A Virgem Maria, para melhor tentar identificar a origem de suas virtudes.

O Padre Siqueira cultivou sempre a devoção eficacíssima à Virgem Santíssima – eis as virtudes – fé e devoção.

Maria ocupou em sua vida um lugar de destaque. Ela esteve sempre presente em todas as suas aspirações, análises e decisões – eis a confiança e a constância.

Desde que resolveu dedicar-se à educação da infância desvalida, tudo idealizou sob a inspiração das atitudes de Maria – o amor, a fé, o desprendimento, a humildade, a fidelidade, a doação, a alegria, a caridade, a sinceridade, a justiça, etc.

Por isso escolheu para intitular sua instituição uma das mais belas imagens da Virgem Santa: a Senhora que protege, que refugia, que sustenta, que apoia, que segura, que ampara os desvalidos e fracos. Ele afirma: “É esta a Mãe e Mestra que deve servir de modelo às educadoras” – projeto, meta por ele traçado – grande homem, que soube ser um ser pensante, sonhador, idealista, concreto aos olhos de muitos e, principalmente, aos olhos de Deus e de sua Mãe e Mestra, a Virgem Maria.

Padre Siqueira, mediante o Sim de Maria, faz desta atitude, o degrau para galgar a sua espiritualidade e a vive intensamente – coragem e fidelidade.

Padre Siqueira compreende que o amor não dorme, não descansa, não estabelece diferenças nem distâncias; mas cria afinidade, aproxima, une e irmana. Convicção do seu carisma – a doação total a sua obra e missão.

Descobre que este amor desinteressado e oblativo é a força misteriosa e poderosíssima capaz de operar milagres. Porque tem o poder de despertar nas pessoas a semente maravilhosa do bem que nelas dorme. Orienta-as pelos caminhos da humildade, da verdade, da justiça, da fraternidade e da doação. Padre Siqueira foi o verdadeiro exemplo de oblação, dedicação, paciência, renúncia, sabedoria e humildade.

Eu, Irmã Odélia, dediquei-me a este tema, pois ao iniciar a minha vida religiosa ao Senhor, foi justamente através da devoção a Nossa Senhora, pois meus pais e avós eram muito devotos. A minha devoção e paixão por Maria, levaram-me a rezar todos os dias o terço e em seguida, sem que ninguém visse, beijava o chão com muito amor. Em relação à pobreza sempre cuidava das crianças pobres que lá apareciam. Tinha muita pena das viúvas que por lá residiam. Dentro de mim era uma vontade firme de ser freira, pedia muito ao meu pai, porém ela respondia “só quando completar os 15 anos”. De tanto insistir, completei os 15 anos no Colégio Santa Rita em Maranguape/CE,  ao lado da minha querida Inesquecível Madre Lúcia, juntamente à Fraternidade que nunca esquecerei.
Tenho 49 anos de vida consagrada, porém, Deus deu-me a graça de trabalhar sempre nas casas mais pobres, sempre procurando adquirir mais conhecimentos e procurei ajudar no amparo as nossas crianças, principalmente aquelas mais desvalidas e seus familiares.

Encerro, agradecendo a minha família, a Nossa Senhora e a minha Inesquecível e Amada Congregação. Tenho me esforçado a exemplo de São Francisco, Santa Clara, Padre Siqueira e Madre Francisca Pia.
Há dificuldades, porém as riquezas de Deus e as graças de Nossa Senhora do Amparo nunca me faltaram.

Obrigada, minha Nossa Senhora!


Irmã Odélia Rodrigues Cavalcante.

Bibliografia: Vocação e compromisso de Profeta de  Irmã Jacinta Gurgel




****************************





Reflexão da Irmã Irmã Maria das Dores Montes da Silva, cfa

1.              Como Irmã da Família Religiosa Franciscana do Amparo acredito que o Padre Siqueira em sua vida, viveu de forma espiritual e no desempenho de sua missão as Virtudes Teologais, Cardeais e Clerical. Esta certeza me impulsiona como filha e herdeira deste homem que foi instrumento de Deus aonde a vida gritou por amparo. Acredito que as Virtudes Teologais  que toca minha a existência são as virtudes da e da CARIDADE, porém a FÉ tem sido o pulsar, a motivação de minha caminhada na Congregação. As Virtudes Cardeais: A JUSTIÇA e a FORTALEZA. A Virtude Clerical: A OBEDIÊNCIA, como vontade do Senhor por intermédio de nossa Congregação.


2.              A Virtude que incidem em minha vida é a – Fé no Ente Supremo, autor de nossa existência.  Em situações de dificuldades provinda da missão, do convívio fraterno e de mim mesma, quando não tenho estrutura e fortaleza para conviver e compreender, a Fé tem sido algo decisivo em minha vida. Não uma fé comodista, mas uma FÉ que vai além de minhas forças naturais/humanas; que me deu e me dá suporte para superar e dar o salto necessário na busca de corresponder ao chamado de Deus.
Sempre tenho lido a vida dos nossos Fundadores e de outros santos/as, que foram pessoas humanas que abraçaram o seguimento a Cristo sem deixar de ser humanos, com disponibilidade de sua alma e experiência voltada para Deus, razão de sua fé. Estas leituras me fazem compreender que a vida tem mais significância na dinâmica da fé em Cristo Jesus. “Sei em quem coloquei a minha fé”, como afirma Paulo de Tarso, Apóstolo de Jesus Cristo.
Pensar, refletir e agir pela via da fé, tem me ajudado muito no meu processo de conversão e amadurecimento evangélico. Para mim, Vida Religiosa, hoje, é questão de Fé. Somos humanas e fracas, decepcionamos e somos decepcionadas, sofremos e fazemos sofrer, porque há em nós um grande conflito entre o humano e o Divino, de modo que nem sempre aparece o Divino. Que Pe. Siqueira, homem da fé, interceda por todas nós!
Em louvor de Cristo,

Irmã Maria das Dores Montes da Silva, cfa







AS VIRTUDES DO PADRE SIQUEIRA QUE TOCAM DE MODO EXISTENCIAL

Reflexão da Irmã Edilene Ferreira Reis, cfa




Ao olhar, entrar em contato com os textos, com o legado que o Padre Siqueira nos deixou é uma convocação a sempre de novo beber sempre mais dessa fonte cristalina que nos conduz a caridade/amor.  

O Amor é a essência do nosso Deus. Ele continuamente está se doando vinte e quatro horas do dia para que possamos ser suas filhas e servas fieis. 

Foi esse amor pelo Deus de Jesus Cristo, que fez o Padre Siqueira viver para o Reino e não para si mesmo. Escolheu uma forma bem concreta e real, o cuidado com os pequenos e indefesos, as crianças.

Tocam-me muitas virtudes dele, mas quero colocar em destaque o amor/caridade, a doação, a gratuidade e principalmente a Fé.

Deus ouve o grito dos pequenos e, em cada tempo da história, Ele suscita pessoas que na generosidade total de si, acolhem o chamando de Deus e se colocam a viver o amor/caridade para com os pequenos e necessitados. Não foi diferente na vida do Padre Siqueira.

Sabemos das raízes que foram plantadas no seu coração, e Padre Siqueira soube se deixar modelar por Deus. Foi ao longo da caminhada de fé, abrindo-se e colocando-se à disposição do Senhor. Um coração que soube deixar seus projetos e sonhos para realizar o projeto que Deus tinha para ele.

Como todo ser humano foi aprendendo, passando pelos processos de formação na sua vida. Soube acolher com fé os momentos de provações e desafios, sem nunca deixar que o sonho de Deus para sua vida, ficasse em segundo lugar.

Padre Siqueira compreendeu o amor de Deus que o amou desde sempre.  "Antes de te formares no seio de tua mãe eu te conhecia." (cf. Jr 1,5)

Fez de sua vida uma correspondência ao amor, tal qual Francisco de Assis, quando ia pelas estradas clamando: "o amor não é amado."

Fez-se pobre, pequeno e humilde, na pobreza e no despojamento de si mesmo,  abraçando o projeto de Deus para sua vida.

Compreendeu que a Caridade é o próprio Deus.

Quando foi conduzido para criar uma casa para cuidar da vida, sabia que estava acolhendo os pequenos e acreditava no valor e na grandeza da pessoa humana por ser esta a imagem e semelhança de Deus.

                Sua força vinha da mística, de uma oração profunda, da fé, da paciência, da perseverança e da confiança na providência divina, no amor e no carinho da Mãe do Amparo.

Meditar e refletir sobre as virtudes do Padre Siqueira, leva-me a perceber como Deus escolhe os pequenos e aqueles que mais necessitam do amor/caridade. É olhar para a inspiração que um dia pulsou no coração de um homem que, deixando-se seduzir e conduzir por Deus, foi capaz de dar corpo a caridade, ao amparo. E hoje, somos nós herdeiras desse carisma e dessa missão.

Devemos ter em nossa mente e no coração o fio condutor de que fazemos parte, pois continuamos a construir a história, pois da mesma forma que o Senhor tocou o Padre Siqueira, hoje envia  cada uma de nós para cumprir o preceito da Caridade que é Amor.

Nossa Congregação está no mesmo amor apaixonado de Deus que falou ao coração do Padre Siqueira, de Mamãezinha e hoje fala ao nosso coração e de cada jovem que virá no futuro.

A vocação é uma resposta ao Amor/Caridade de Deus, que nos chama para sermos sinais, agora  em nosso tempo, nesta mesma história.

Petrópolis, 03/03/2017

𐀆

Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...