sábado, 21 de janeiro de 2023

152 anos de Fundação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo



 

 

Celebramos 152 anos de Fundação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo

Petrópolis/RJ

Para a vida do Padre Siqueira e para o futuro da obra educativa, por ele plasmada, o dia 22 de janeiro de 1871, é uma data central, que marca o aparecimento de uma instituição pioneira no país e duradoura no tempo. De fato, neste dia, algo de concreto e real ali estava tomando forma, como robusta criança que fazia seu aparecimento no mundo. (Livro Padre Siqueira – Uma resposta à Educação do Menor carente no Brasil. Frei Hugo D. Baggio, OFM)

Deus, em sua eterna e infinita sabedoria nunca deixa de velar sobre suas obras e de sustentar, nos momentos ainda “os mais críticos”, aqueles que com um coração sincero e humilde atendem às suas santas inspirações e com firmeza empreendem a obra do bem. (Padre Siqueira – 22 de fevereiro de 1873)

“Padre Siqueira foi instrumento do bem, um administrador da caridade dos benfeitores a quem atribui todos os merecimentos”. (Irmã Neli do Santo Deus)

“A Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo é obra de Deus, que de mim só há um pequeno trabalho, largamente remunerado por santíssimas alegrias; e as próprias contrariedades que tenho superado, as olho como presente do céu.

Dos generosos benfeitores da casa, quase só tenho sido humilíssimo instrumento; a eles cabe a glória brilhante da caridade; para eles são as grinaldas de pérolas, em que a Virgem transforma as lágrimas de miséria, que a orfandade verte a seus pés, ao entrar pela casa da oração, o hospício da caridade”. ( Padre Siqueira – 1º de setembro de 1875)


Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...