domingo, 1 de agosto de 2021


 

O Sacerdote

 

              Em agosto de 1857, aos 20 anos, bem dotado intelectualmente, com o consentimento de seus pais, João Francisco entra para o Seminário Diocesano, em São Paulo. O Seminário fora inaugurado em 9 de novembro de 1856, tendo a primeira turma 15 alunos. Dirigiam o Seminário os religiosos Capuchinhos franceses da Província de Savóia. Entre os alunos que compõem a segunda turma, em 1857, consta o nome do jovem João Francisco de Siqueira Andrade, o futuro Padre Siqueira.

No tempo de Seminário fez convergir todas as suas forças e energias ao estudo

persistente, o que enriqueceu a sua inteligência e os dotes recebidos de Deus.

O espírito de fé que o animava era fonte a revigorar as suas energias.

            Concluído o tempo de sua formação no Seminário Episcopal de São Paulo, de agosto de 1857 a maio de 1864, João Francisco de Siqueira Andrade é encaminhado ao Seminário Episcopal de Porto Alegre com Cartas Demissórias² expedidas pelo bispo de São Paulo, Dom Sebastião Pinto do Rego, em seu favor, no dia 25 de outubro de 1864.

 

Conteúdo da Carta: ³

 

“Aos Excelentíssimos e Reverendíssimos Senhores Patriarcas, Arcebispos e Bispos de todo o Orbe Católico aos quais cheguem as presentes letras, saudação sempiterna no Senhor.

              Dom Sebastião Pinto do Rego, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Paulopolitano da Majestade Imperial e, pelos Conselhos, Comendador da Ordem de Cristo.

             Às vossas Excelências Reverendíssimas pedimos e rogamos que ao celebrarem as Ordens em geral ou peculiares, vos digneis promover à Primeira Tonsura Clerical e aos graus das Quatro Ordens Menores, bem como às Ordens dos sagrados Subdiaconado, Diaconado e  Presbiterado o nosso em Cristo dileto João Francisco de Siqueira Andrade, da Paróquia da Mãe de Deus da Conceição, vulgo – Cidade de Jacarehy – natural desta Diocese, filho legítimo de Miguel Nunes de Siqueira e de sua esposa Claudina Maria de Andrade, tendo sido julgado capaz quanto à sua Origem, Vida e Costumes e Patrimônio, depois que tiver sido examinado e aprovado em todas as Disciplinas Teológicas tratadas nos Vossos Seminários, e de ali ter apresentado  indubitáveis testemunhas de seu modo de viver e de vocação, feitos os exercícios de costume; ordenem também que lhe sejam dadas cartas referentes à sua promoção.

          Em testemunho do que foi dito, mandamos redigir esta carta assinada pela própria mão e munida pelo nosso selo.

          Dada nesta Cidade Imperial, no dia 25 do mês de outubro do ano de 1864. E eu Cônego Antônio Augusto de Araújo Muniz, Secretário da Cúria Episcopal, a redigi e a assinei.

+Sebastião, Bispo de São Paulo.

-Lugar do selo -      Molina

Regª f/10 do livro 37

São Paulo, 25 de outubro de 1864 Molina.”

 

       João Francisco dirige-se então, para o Seminário Episcopal de Porto Alegre, na Província fronteiriça de São Pedro do Rio Grande do Sul, onde era Bispo D. Sebastião Dias Laranjeiras. Foi prontamente acolhido por esse Bispo e conforme documentos existentes em nossos arquivos, o jovem galgou os degraus da hierarquia segundo o costume do tempo:

 

- Tonsura e ordens menores               26 de novembro de 1864

- Subdiaconato                                   27 de novembro de 1864

- Diaconato                                         04 de dezembro de 1864

- Sacerdócio                                       08 de dezembro de 1864

 

             Estava em festa a Igreja naquele 08 de dezembro de 1864.

             O mundo celebrava o primeiro decênio da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Mãe de Deus. Sobre aquele filho predileto Maria Santíssima velava desde o berço, e quis ainda lhe dar essa prova de amor, escolhendo o seu belo e radioso dia para dar-lhe a maior graça que aqui na terra alguém pode receber.

 

Livro:

PADRE SIQUEIRA -  O Profeta da Caridade

Autora: Irmã Neli do Santo Deus,cfa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Cartas de recomendação expedidas por um bispo em favor de um clérigo, para ordenação em outra diocese.

3. Tradução do Latim da Carta Demissória por Frei Alberto Bckhaüser,OFM, 24 de abril 2013. Sala Histórica EDNSA, PS-1-02.06.e A.02,07.

Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...