sábado, 5 de setembro de 2020

 




O Padre Siqueira e a Bíblia

            O Padre Siqueira, desde moço, inspirado pelo Espírito Santo idealizou servir a Deus, a sua Igreja, Pátria e a família brasileira. Inclinado à vocação Sacerdotal, depois de imensos sacrifícios, tornou-se Sacerdote. Desde o seminário, procurou alimentar o seu sonho. Educar crianças órfãs e pobres. Depois de Sacerdote, continuou em sua mente com o mesmo pensamento. Fundar uma Instituição de Educação para proteger e educar crianças órfãs e carentes. Eis que na Bíblia Sagrada encontra justamente as palavras de Jesus nos santos Evangelhos, valorizando as crianças. (No tempo de Jesus as crianças eram menosprezadas). Eis a lição evangélica. "Guardai-vos de desprezar um só desses pequeninos! Eu vos digo que seus anjos no céu contemplam, sem cessar, a face do meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10) Em outra ocasião as mães levaram algumas crianças para que Jesus as abençoasse e os discípulos, porém, as afastavam. Jesus lhes disse: "Deixai vir a mim estas crianças e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham." Jesus lhes impôs as mãos, abençoou-as e seguiu o seu caminho. (Mt 19,13-15)

            Assim, o Padre Siqueira, inspirado nas páginas do Evangelho, criou coragem e ânimo para fundar o Instituto, a fim de dar a realização do seu sonho. Não faltou dificuldades e cruzes de todo tipo; mas ele as enfrentou com muita fé, esperança e amor até o final de sua vida. Chegou ao ponto de dizer e escrever com firmeza: "Ou o triunfo ou a morte de uma empresa que considero divina." É verdade. Até os nossos dias podemos ver e constatar, que se tornou uma verdadeira profecia. Quantas crianças foram salvas e felizes na vida, através da educação e amparo das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, há mais de um século?

            A vida tem um colorido que a própria pessoa dá; diz um autor desconhecido. Algumas vidas tomam cor de luto, outras cinzentas e comunicam isso em seu ambiente. Felizmente, há vidas que irradiam esperança, alegria, amor e felicidade. Qual seria a cor de Jesus Cristo? Rosa... Verde... Azul? Certamente. E também vermelha do amor, da imolação e do martírio. Idêntico a de Jesus é a do Padre Siqueira. Ele, também como Jesus, se imolou continuamente, até as últimas consequências por amor as crianças, aos pobres e a Pátria. Tudo pela causa da caridade evangélica. Como a vida do Padre Siqueira, poder-se-á dizer também da Irmã Francisca Pia - Mamãezinha, sua fiel cooperadora.

Irmã Lourdes, cfa

Escrito em 17/07/2004



Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...