segunda-feira, 10 de abril de 2023

Celebramos 142 anos de falecimento do Padre João Francisco de Siqueira Andrade


 Celebramos 142 anos de falecimento do Padre João Francisco de Siqueira Andrade

Fundador da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo

    Padre Siqueira encarou este momento misterioso e decisivo da vida, em que só os empreendimentos realizados em Deus passam a ter dimensão eterna.

Ele mesmo havia escrito: “Em quatorze anos de sacerdócio, não tenho vivido senão para o bem da humanidade, e são estes os únicos títulos que apresento para recomendar-me” (Relatório de 1868 a 1877)

De fato, são estes os seus únicos, porém os mais nobres títulos que um homem pode apresentar no fim de sua vida. São títulos que engrandecem e eternizam uma existência.

O Padre Siqueira inicia o seu Testamento em nome da Santíssima Trindade. É diante de Deus que ele dispõe tudo o que se refere à Escola Doméstica por ele fundada.

Declara ainda: “se algumas privações e contrariedades sofri, as recebi sempre como benefício do céu”.

E continua ele: “concluindo este meu Testamento declaro que, como humilde filho da Igreja Católica, Apostólica, Romana, acreditei sempre em tudo quanto ela crê e ensina, tomei logo por minha divisa única a cruz de Nossa Senhora Jesus Cristo, e com ela espero morrer abraçado. ”

Desta forma, prepara-se o Padre Siqueira para o seu grande momento.

Abraçado à Cruz de Cristo, entrega ele sua bela alma a Deus a 10 de abril de 1881. Dez anos apenas de Fundação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo!

Como nos assegura a consoladora promessa de Jesus Cristo “quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25), a morte do Padre Siqueira torna definitivo o que até então era provisório: sua vida e sua obra.

 

Fonte:

Padre Siqueira - Vocação e Compromisso de Profeta

Irmã Jacinta Medeiros Gurgel-cfa

 

 


Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...