Canonização





Passos para o processo de canonização

No início do cristianismo não havia um processo canônico para definir a santidade de alguém. Os santos eram escolhidos simplesmente por aclamação popular. tudo começava com um movimento local que se estendia para toda a Igreja. Para evitar abusos, os processos de canonização foram sendo cada vez mais supervisionados pelos bispos. Em 1170, o Papa Alexandre III determinou que a canonização fosse um ato reservado à Santa Sé. Em 1588, o Papa Sixto V criou a Sagrada Congregação dos Ritos com a missão de zelar pelo culto divino e estudar a causa dos santos. Bento XIV (1740 - 1758) aprimorou as regras para o processo de canonização e tudo isso acabou sendo assumido pelo Código de Direito Canônico de 1917. Paulo VI, em 1969, dividiu a Congregação dos Ritos em duas: uma para o culto divino e outra para a causa dos santos. Surgia assim, a Sagrada Congregação para a Causa dos Santos.

Em 1983, o Papa João Paulo II realizou uma reforma profunda nos procedimentos utilizados até então para declarar oficialmente a santidade de alguém. Foi criado o Código de Relatores com a função de preparar um relatório sobre a vida, os escritos e as virtudes de alguém apresentado como modelo de santidade. Em 1988, o departamento passou a ser chamado de Congregação para a Causa dos Santos. É essa "congregação" que apresenta ao papa tudo o que for necessário para a aprovação de novos modelos de santidade.

A Constituição Divinus Perfectionis Magister, do Papa João Paulo II, publicada em 1983, estabeleceu os passos utilizados até hoje, para que alguém seja declarado santo ou seja canonizado.

Irmãs que já iniciaram pesquisas em vista da Canonização do Padre Siqueira:

  • Irmã Francisca Pia - 1927 - Padre Mariano
  • Irmã Izabel da Trindade - Pesquisas no Rio Grande do Sul
  • Irmã Jacinta Gurgel - Pesquisas no Sul
  • Irmã Coleta Cavalcanti de Moraes - Pesquisas e oração
  • Irmã Teresa Cristina - Pesquisas
  • Irmã Silma Araújo - Pesuisas (Em andamento)

"O caminho é longo, amplo e complexo. Mas não desanimemos, pois muitas Irmãs que nos antecederam já abriram passagem para nós. Prossigamos com FÉ robusta e confiança no AUTOR DE NOSSA EXISTÊNCIA, Ele nos conduzirá pela mão. Mas, acima de tudo, permaneçamos UNIDAS, pedindo ao Senhor a graça de sermos sempre mais e melhores IRMÃS."

Irmã Rossana

Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...