sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

IDENTIDADE SIQUEIRANA

'' Quando Deus iniciou a criação do céu terra, a terra  era deserta e vazia, e havia treva na superfície do abismo;o  Espírito do Senhor  pairava na superfície das águas...''( Gn 1,1-2)

Em tempos de calamidades sociais, de necessidades que se alastram em todos os campos e setores de convivência humana  na política e até mesmo na religião, o Senhor envia pessoas carismáticas  profetas de um tempo novo que captam  as urgências  dessa realidade e tomam para si uma ação a princípio pequena, mas  que enraizada  em Deus,   no Evangelho e fecundada  pela sua graça  cresce e se vai tornar num caminho seguido por seus pósteros.

No campo  da educação e da caridade cristã, Deus suscita, na segunda metade do século  XIV, uma vocação profética na figura franzina de um homem que se torna,por suas convicções,sua tenacidade  e seu amor especialmente a Deus e á criança pobre,uma referência nacional em relação a Educação,especialmente aos desamparados . Um  homem,um sacerdote que foi capaz de ler a crise de seu tempo com olhos e o coração de Deus : o padre João Francisco de Siqueira Andrade. Em um mundo   marcado  pela violência ,pela intolerância ,pela agressividade;um mundo onde todo momento o exército está nas ruas ,vê-se claramente,que suas  ideias  sobre educação ,porque esta supre os  exércitos, enobrece as nações e preenche as vistas do Criador  na criação do homem,e é por fim o'' caminho da luz... da verdadeira nobreza e felicidade.''

''A matéria da Educação é a direção do amor''.,diz padre Siqueira  no século XIX. ''Educar  é uma obra de amor"diz papa Francisco em nossos dias .O caminho de hoje  se segue  na educação né bem outro:o caminho da informação e da competição.Além da Educação para a paz , aponta -nos ele,um lugar aonde esta educação acontece , o lugar que é morada  de Deus :o coração.A educação do coração é essencial ao homem bem instruído .Ela torna  decidido ,conhecedor  de si mesmo , de suas capacidades ,cortês  para com os seus semelhantes ,ajuda  a pessoa  a desenvolver  suas aptidões ,dons e talentos a refrear  suas paixões, e é condição para a felicidade.


   ( Texto tirado do livro : Padre Siqueira-escritos,crônicas  e outros testemunhos.)

Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...